A recreação é uma derivação do conceito de lazer e busca usar o tempo livre para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Aparece com maior ênfase no final da década de 80, mas somente em meados da década de 90 é que a recreação e o lazer passaram a fazer parte de uma mesma ideia.
Quando as pessoas se sentem bem num determinado local, elas dão um significado especial àqueles momentos, procurando revivê-los sempre que possível e uma das formas de tornar os momentos marcantes é por meio da descontração e entretenimento.
Em um conceito geral, a recreação busca aliviar as tensões diárias, contribuindo para o alívio e o equilíbrio físico e emocional, buscando uma maior convivência em grupos, socialização, humanização, através de atividades descontraídas e realizadas sem obrigação.
Muitos autores não distinguem diferenças entre lazer e recreação, pois acreditam ser a mesma coisa e definem a recreação como uma função do lazer, isto é, a recreação seria o momento ou a atividade em que o indivíduo está se auto expressando, mostrando suas possibilidades, faculdades, sendo, enfim, ativo.
A atividade na recreação é espontânea, mas o mesmo tempo não deve ser um “fazer por fazer”. É o processo de recrear, de renovar e não apenas a realização de uma simples atividade, com um resultado qualquer.
Tizuko Morchida Kishimoto (Brincar e Suas Teorias) acredita que a diferença da recreação para o lazer é que a recreação procura uma satisfação imediata, é uma atividade, ao passo que o lazer é um processo mais amplo, com mais variáveis, como, por exemplo, diferentes conteúdos culturais, influência nas mídias, descanso.
A recreação se utiliza principalmente do jogo, o ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, um impulso para o jogo.
- Toda recreação é desenvolvida com uma finalidade, e com objetivos;
- Integrar o indivíduo ao meio social;
- Desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal;
- Facilitar o agrupamento por idade ou afinidades;
- Desenvolver ocupação para o tempo ocioso;
- Adquirir hábitos de relações interpessoais;
- Desinibir e desbloquear;
- Desenvolver a comunicação verbal e não verbal;
- Descobrir habilidades lúdicas;
- Desenvolver adaptação emocional;
- Descobrir sistemas de valores;
- Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo;
- Usar o corpo dentro de um tempo e espaço organizados;
- Potencializar habilidades;
Enfim, a recreação não é apenas brincadeira, é relaxar, expandir energia, aprender algo, instruir, se comunicar e melhorar as relações entre pessoas.
Recreação, a arte de brincar.